Biblioteca

A Comunidade de Campinas da Igreja Evangélica Confissão Luterana disponibiliza aos membros da igreja o empréstimo de livros. Para solicitar o empréstimo entre em contato com a Secretaria pelo telefone (19) 3231 8452 ou peça para um dos presbíteros após os cultos aos domingos.Veja alguns títulos disponíveis:

Livro: Fronteiras e Interfaces: O pensamento de Paul Tillich em perspectiva interdisciplinar

Fronteiras e interfacesO pensamento de Paul Tillich é, como ele próprio o caracteriza, um pensar “nas fronteiras”. A fronteira significa não somente o espaço-limite entre as diversas disciplinas e saberes, mas também a interface fecunda entre os mesmos. Pensamento rico e complexo, multi e interdisciplinar, que antecipa de forma surpreendente muito da atual discussão sobre inter e transdisciplinaridade.

O teólogo e filósofo Paul Tillich (1886-1965) foi um dos pensadores que viveu e pensou com mais intensidade a experiência de duas guerras mundiais e de seus respectivos pós-guerra. Destituído de sua cátedra de Filosofia em Frankfurt em 1933 pelo regime nazista, exilou-se nos EUA, onde foi professor em Nova Iorque, Harvard e Chicago. Sua principal obra é a densa e ainda atual Teologia Sistemática (Editora Sinodal), que representa uma imensa e complexa trama contendo uma interpretação abrangente da realidade vista como um todo.

196 páginas

 

Livro: Espiritualidade – vivência da graça
51992013092403“Espiritualidade” é uma exigência atual da fé. As pessoas buscam por espiritualidade profunda e comprometida. Contudo, nem sempre se define com clareza a natureza mais exata desse termo.
O livro Espiritualidade – vivência da graça nos apresenta, de forma concisa, como a espiritualidade foi entendida ao longo da história. Um grande espaço é dado ao seu entendimento pelo reformador Martim Lutero, sobretudo a partir do seu escrito sobre o Magnificat (Lc 1.46-55). Da época mais recente, são analisados os conceitos explicativos para o termo desde o Concílio Vaticano II até a Teologia da Libertação. A análise histórica mostra que “espiritualidade” é um termo plural e multicolorido, por causa de sua história variada e por causa das múltiplas concepções acerca da concretização da fé cristã que fizeram uso desse termo e para as quais ele se tornou característico. Por essa razão, a atual exigência por “mais espiritualidade” pode, em verdade, significar coisas bem diferentes e até contraditórias, dependendo sempre de quem as coloca.
Para o autor, a espiritualidade em sentido cristão não pode ser outra coisa que o domínio do Espírito. Se espiritualidade nasce e é nutrida pela experiência do Espírito de Jesus Cristo, isso também significa que ela jamais pode ser entendida e vivenciada como obra nossa ou produto de nosso esforço. Ela é, sim a ação do Espírito do Evangelho em nós, que nos faz renascer para as novas criaturas e que nos faz descobrir como centro de nossa vida não mais nós mesmos, mas a graça libertadora e recriadora de Deus. Esta permite que nos sintamos acolhidos e acolhidas, protegidos e protegidas por Deus e, dessa forma, libertos e libertas para um discipulado de fraternidade, acolhimento e cuidados recíprocos.

88 páginas

 

Livro: Educação e Reforma

108_educacao_e_reforma

Numa perspectiva atual, o reformador quer estimular a sociedade a empenhar-se por uma educação formal de qualidade.
Contém os textos “Aos Conselhos de Todas as Cidades da Alemanha, para que Criem e Mantenham Escolas e Uma Prédica para que se Mandem os Filhos à Escola”.

Luteranismo
124 Páginas
10 x 15 cm

Livro: Economia e Ética

imagesCAYQSWLT

Um bom subsídio para quem reflete hoje, em perspectiva ética, sobre as relações econômicas e suas conseqüências para a vida das pessoas. Contém a primeira parte do texto Comércio e Usura.

 

 

 

 

Livro: Diaconia em situação de fronteira

O segundo volume desta série mostra, a partir de uma experiência concreta, como a diaconia vai ao encontro de pessoas que sofrem e passam necessidade. E, ao transformarem essa situação, participam do processo de edificação da Igreja no mundo.
A partir da década de 70, famílias luteranas começaram a migrar para Balsas, no Maranhão. Quando pediram a presença de sua Igreja naquele contexto, surgiu a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Balsas. As primeiras obreiras lá atuantes foram do Ministério Diaconal. Num trabalho conjunto das famílias luteranas com famílias maranhenses foi edificada a comunidade local. Nesse processo, as fronteiras que se instalaram na comunidade, em decorrência do encontro de culturas diferentes, foram sendo enfrentadas e trabalhadas, possibilitando, assim, o surgimento de uma comunidade diaconal.
O amor cristão visa colocar sinais de esperança e vida, onde estes estão ameaçados. Por isso a diaconia é constantemente desafiada a estar presente em situações de fronteira.

148 Páginas

Livro: Dez Mandamentos—Inspirações para o viver diário

dez-mandamentos-80064036197

O que é certo e o que é errado? Esta pergunta é existencial e essencial para o bem viver. Todas as pessoas buscam uma vida pessoal e social justa, digna e agradável a Deus. A resposta mais confiável e orientadora encontra-se nos Dez Mandamentos.
Seguindo os Dez Mandamentos e a dupla lei do amor – a Deus e ao próximo – você será feliz e a sociedade, um lugar bom de se viver.
16 Páginas

Livro: Da Reforma Protestante à Pentecostalidade da Igreja

Da reforma protestante +á pent. da igreja

O mérito deste livro é que seu autor não nos fala daquilo que viu, nem nos conta acerca do que pesquisou a partir de fora, mas sim daquilo que ele próprio vive e experimenta em sua relação com uma comunidade de fé.
Não são poucos os estudos sobre o pentecostalismo feitos a partir de uma perspectiva sociológica, estudos que certamente nos permitem uma aproximação e uma compreensão do fenômeno, mas que ao mesmo nos ocultam a alma, aquilo que o Espírito executa em cada ser e que constitui a essência da pentecostalidade.
Da Reforma Protestante à Pentecostalidade da Igreja será um referencial obrigatório para o diálogo inter-religioso e ajudará as igrejas pentencostais, as igrejas de tradição reformada e de tradição anabatista a compreenderem que fazemos parte de uma mesma família e que a unidade da Igreja é um imperativo, é um mandato, e não uma opção.

Livro: Contribuições do luteranismo para a educação

Contribui+º+Áes do luteranismo para a educa+º+úoContribuições do luteranismo para a educação reúne estudos apresentados por diversos autores e autoras no VIII Simpósio sobre Identidade Evangélico-Luterana, ocorrido em junho de 2010. O tema é abordado a partir da perspectiva teológica, histórica, educacional e psicológica, motivando o luteranismo à reflexão e prática semper reformanda da educação.
As principais palestras refletem o pensamento de Lutero a respeito da educação, a educação como missão da igreja e a educação comunitária pública no contexto da identidade luterana. Os artigos resultantes dos painéis focaram história, compreensão e vivência do Batismo, implicações psicológicas da vivência do Batismo, a prática de projetos sociais na educação básica e os desafios educacionais para a IECLB. Os artigos resultantes de comunicações abordam direta ou indiretamente o tema da educação a partir da perspectiva histórica, teológica e prática.
Wilhelm Wachholz e Laudi E. Brandenburg (Orgs.)
197 Páginas

Limitando-se praticamente ao século XVI, esta obra aborda acontecimentos de profunda importância para a compreensão dos últimos 500 anos de história. Investiga a crise e a renovação da Igreja no assim chamado período da Reforma.  136 páginasLivro: A Crise e a Renovação da Igreja no Período da Reforma

Limitando-se praticamente ao século XVI, esta obra aborda acontecimentos de profunda importância para a compreensão dos últimos 500 anos de história. Investiga a crise e a renovação da Igreja no assim chamado período da Reforma.
136 páginas

As Confissões Luteranas Introdução

As Confissões Luteranas: Introdução
Gassmann e Hendrix elaboraram uma apresentação das Confissões Luteranas para não-especialistas, expondo o papel que elas desempenham no atual contexto ecumênico e pluralista. Destinada especificamente para o uso em sala de aula e em comunidades eclesiais, satisfaz também a pessoas que queiram ampliar seu conhecimento da tradição luterana. Esta introdução concisa e acessível contém a pesquisa histórica e teológica mais recente, seções sobre o luteranismo atual e questões para discussão.

Luteranismo – História da Igreja
216 Páginas

Livro: A Teologia de Martinho Lutero

A Teologia de Martim Lutero Lutero falou e escreveu nas mais diferentes formas, nas mais diferentes oportunidades, a pessoas bem distintas umas das outras, tanto a indivíduos como a grupos, geralmente reagindo a questionamentos bem concretos. Não é possível reunir todos os discursos e escritos ocasionais num só compêndio sistemático. Ainda assim, todos eles estão relacionados com um determinado contexto de vida, que se anuncia de modo paradigmático no título do primeiro texto reformador de Lutero: a série de teses Pro veritate inquirenda et timoratis conscientiis consolandis (Pela investigação da verdade e para consolo das consciências atemorizadas), da primavera de 1518. A teologia de Lutero é demasiadamente ágil e complexa para ser reduzida a um único conceito. Ela não é concebida aprioristicamente como um sistema, mas obtém a sua coesão interna unicamente a partir da relação com a dinâmica do evangelho diferenciado da lei: a promissão divina (promissio). Essa relação constitui, por assim dizer, o conjunto de cromossomos presente em cada célula da teologia de Lutero. Este livro é marcado pela intenção de comprovar a verdade encontrada no trabalho com Lutero por meio de comparações contrastantes. Leva-se Lutero ao diálogo – e, quando necessário, à polêmica – com grandes investigadores da verdade, tais como Kant, Hegel, Schleiermacher e outros. “Quarenta anos de trabalho em e com Lutero desembocaram neste livro”, atesta Oswald Bayer, o autor.

Editora Sinodal 286 Páginas

A Autoridade da Bíblia  – Controvérsias – Significado – Fundamento
A Bíblia não se satisfaz em ser simples objeto de estudo. Quer ser parceira ativa num processo de aprendizagem em que Deus e o mundo estão em jogo. Por isto, A autoridade da Bíblia reúne muitos impulsos e traz motivação para a leitura e a exploração da riqueza das Sagradas Escrituras.
O autor enfatiza que a Bíblia é dom a ser administrado com zelo e que cabe à Igreja de Jesus Cristo a responsabilidade para o uso condizente das Sagradas Escrituras e a resistência contra o abuso .
94 Páginas

Auxílios para anunciar a Boa-Nova – Perícopes de Mateus na pregação Martim Lutero – Vol. 1

Martim Lutero era um grande conhecedor da Bíblia. Em suas prédicas, exposições acadêmicas e conversas, ele se reportava a inúmeras passagens bíblicas Ele orientava as pessoas nos caminhos da verdadeira fé evangélica.
Os textos apresentados neste volume são três prédicas expositivas de Lutero sobre trechos do Sermão do Monte, que é uma das mais famosas pregações de Jesus. São prédicas sobre as bem-aventuranças (Mt 5.1-12), a oração do Pai-nosso (Mt 6.7-13) e os dois fundamentos (Mt 7.24-29).
O selo alusivo aos 500 anos da Reforma, estampado neste livro, traz um dos pensamentos centrais da teologia luterana: “Ecclesia reformata semper reformanda”. Isso significa: “Igreja reformada deve ser sempre reformada”.

96 páginas

Auxílios para anunciar a Boa-Nova – Perícopes da Primeira Carta aos Coríntios na Pregação de Martim Lutero – Vol. 2
Martim Lutero era um grande conhecedor da Bíblia. Em suas prédicas, exposições acadêmicas e conversas, ele se reportava a inúmeras passagens bíblicas Ele orientava as pessoas nos caminhos da verdadeira fé evangélica. Os textos apresentados neste volume são duas prédicas expositivas de Lutero sobre trechos da Primeira Carta aos Coríntios. A primeira prédica aborda a ressurreição de Cristo (1Co 15.1-9), e a segunda trata da transformação dos vivos (1Co 15.50-59).
O selo alusivo aos 500 anos da Reforma, estampado neste livro, traz um dos pensamentos centrais da teologia luterana: “Ecclesia reformata semper reformanda”. Isso significa: “Igreja reformada deve ser sempre reformada”.
88 páginas

Auxílios para anunciar a Boa-Nova – Perícopes da Carta aos Gálatas na Pregação de Martim Lutero – Vol. 3
Martim Lutero era um grande conhecedor da Bíblia. Em suas prédicas, exposições acadêmicas e conversas, ele se reportava a inúmeras passagens bíblicas Ele orientava as pessoas nos caminhos da verdadeira fé evangélica. Os textos apresentados neste volume são duas prédicas expositivas de Lutero sobre trechos da Carta aos Gálatas. O primeiro texto fala da lei e da liberdade (Gl 5.1-15), e o segundo aborda o auxílio mútuo e a responsabilidade pessoal (Gl 6.1-5).
Não temos como voltar ao tempo da Reforma através dos recursos da mídia, com os quais estamos habituados. Temos, porém, os escritos, como as prédicas deste livro. Elas são nossa máquina do tempo, elo para entender a vida, as ideias, a fé e a teologia, não só de uma pessoa, mas de um movimento, de uma era.
A Igreja da Palavra teve na prédica um de seus elementos mais decisivos e marcantes. Ter acesso a esse conteúdo e sua forma, em nossa língua, é de imenso valor não só para o labor homilético, mas para deixar-se reformar nos dias de hoje em nosso contexto.
Lutero, em seu estilo tão próprio, convoca-nos a partir da Carta aos Gálatas a uma profunda reflexão sobre a liberdade, a graça e o amor, que na fé em Cristo nos são alcançados. São temas pilares e da mais alta relevância para a igreja e o mundo em tempos de diabólicos cativeiros. Aqui está uma chance de ouvir e aprender para melhor poder falar ao povo a respeito da vida sob a orientadora e salvadora graça de Jesus Cristo.

104 páginas

Batismo – Teologia e Prática
O batismo é um dos temas mais complexos e controversos da história do cristianismo, particularmente do protestantismo. Em Batismo : teologia e prática, os autores e as autoras propõem a reflexão ante os embates em torno deste sacramento. O tema do batismo é refletido em perspectiva teológica e prática. A abordagem do tema acontece a partir da perspectiva evangélico-luterana.
Os artigos que integram esta obra são frutos dos quatro encontros do Simpósio sobre Identidade Evangélico-Luterana.

Batismo – Culto Público – Liturgia
CAPES – Escola Superior de Teologia
226 Páginas

Como reconhecer a Igreja – Coleção Lutero Para Hoje
Este volume revela, de forma exemplar, o que Lutero pensava a respeito da igreja. Sua manifestação soa como um alerta a todas as igrejas cristãs, constantemente ameaçadas de sucumbir a autoritarismo, arbitrariedade e manipulação. Contém o texto “Dos Concílios e da Igreja – 3ª Parte”.

68 Páginas

Consolo no sofrimento – Coleção Lutero Para Hoje
Ao longo de toda a sua vida, o reformador teve que aconselhar pessoas que se debatiam com o medo da morte, com a dor e o sofrimento. Contém os textos “Um Sermão sobre a Preparação para a Morte e Um Sermão sobre a Contemplação ao Santo Sofrimento de Cristo”.54 Páginas

Série Educação contínua
Confessionalidade Luterana
Manual de estudos
“Confessionalidade luterana” é o segundo volume da Série Educação Cristã Contínua, que visa a proporcionar conhecimentos e capacitar pessoas para a vivência e o testemunho da fé. A linguagem é simples para tornar o livro acessível a um grande público e o conteúdo reflete as pesquisas científicas recentes. Pode ser estudado em grupos ou individualmente. É composto por seis blocos temáticos, organizados em pequenas unidades, que seguem a mesma estrutura: objetivos, desenvolvimento do tema e questões para reflexão.
Neste manual trata-se das origens da igreja luterana, do evangelho da justificação por graça e fé, da comunicação do evangelho por palavra e sacramento, dos fundamentos da ética, do sacerdócio geral das pessoas que creem e da missão luterana no pluralismo religioso.

Editora Sinodal/EST
Educação Cristã/Luteranismo
96 Páginas

Deixe um comentário